Quais as vantagens da manutenção preventiva ?
A manutenção preventiva é simplesmente uma manutenção programada de equipamentos ou instalações. As tarefas podem variar de acordo com o projeto, mas em geral inclui limpeza, fazer ajustes nas máquinas, substituição de componentes que são usados, lubrificarem as partes móveis e checagem de uso e desgaste.
Um programa completo terá inspeções regulares, atividades de manutenção programada, de “testes não destrutivos”, e reparo ou substituição dos problemas encontrados.
Organização e planejamento
O agendamento para a manutenção de equipamentos pode ocorrer quando as máquinas estão no menor uso ou quando não estão em uso. Manutenção preventiva planejada tem vários benefícios. As máquinas são menos propensas a quebrar quando em uso. Se uma máquina parar de funcionar ao mesmo tempo em que está produzindo, a produção é interrompida até que seja reparada. Os funcionários não podem ser produtivos e, muitas vezes devem receber horas extras depois que o equipamento é reparado. A produção fica atrasada e isso pode causar problemas de serviços ao cliente se você tiver um pedido para um determinado número de produtos, e não puder entregar porque a máquina quebrou.
Maior economia
Equipamentos ou instalações que têm regularmente manutenção programada podem economizar muito dinheiro. Por exemplo, se uma pessoa olhar para a estrutura de um edifício a cada três meses, ele pode identificar problemas antes que eles piorem e, posteriormente, se tornem mais caro o reparo. Se um pequeno vazamento é encontrado no telhado, pode ser corrigido. Se deixado sem manutenção, o vazamento pode destruir produtos, paredes interiores, pisos e criar até mesmo um perigo para a saúde. Nesse exemplo, se o vazamento não fosse detectado precocemente pela manutenção preventiva, a água poderia entrar no prédio e uma pessoa poderia escorregar e cair, causando um problema de segurança.
Mais qualidade
Planos de manutenção preventiva de máquinas podem incluir recalibração que melhora a qualidade e reduz a rejeição dos produtos
Execução do trabalho
Registros de sistema de manutenção claros, concisos e completos irão ajudar a garantir que todo o trabalho seja feito conforme o regulamento de segurança. Resultados dos testes de monitoramento ao longo do tempo também podem, muitas vezes, identificar uma falha em potencial que pode ser corrigida antes que ela aconteça.
A manutenção preventiva elétrica possui alto custo-benefício, uma vez que melhora a eficiência do equipamento e reduz as contas de serviços públicos. O sistema de distribuição de energia elétrica não deve ser negligenciado. Um programa de MEP deve ser considerado antes que uma falha em circuitos elétricos ocorra e cause acidentes, além de ser algo muito dispendioso.