Manutenção preventiva elétrica
Muitas pessoas pensam erroneamente que a falta de peças móveis significa poucos problemas podem acontecer com os sistemas elétricos. Mas a taxa de falha de componentes elétricos é três vezes maior para os sistemas sem programas de manutenção preventiva elétrica. As principais causas por quase metade de todas as perdas elétricas são falhas de distribuição elétrica, conexões frouxas e exposição à umidade. Ambos os problemas podem ser corrigidos com um abrangente programa de manutenção elétrica preventiva (MEP).
Devem-se considerar os seguintes fatores ao planejar um programa de manutenção:
Pessoal qualificado
As pessoas que realizam o seu programa de manutenção preventiva elétrica devem ser devidamente treinadas para lidar com o equipamento específico que está sendo mantido ou testado. Eles devem ter uma compreensão completa das práticas de segurança elétrica e procedimentos.
Manutenção Programada
Os trabalhos de inspeção, testes e manutenção do equipamento devem ser feitos em uma base regular, pelo menos uma vez a cada três anos e com mais frequência com relação aos componentes críticos.
Relatório e ordem de manutenção
Para cada componente de circuito elétrico ou sistema elétrico a ser vistoriado e submetido à manutenção, é necessário que o eletricista, técnico de manutenção elétrica ou outro profissional emita uma ordem de trabalho e providencie o relatório após os serviços serem realizados. Estes documentos auxiliam a identificar
Execução do trabalho
Registros de sistema de manutenção claros, concisos e completos irão ajudar a garantir que todo o trabalho seja feito conforme o regulamento de segurança. Resultados dos testes de monitoramento ao longo do tempo também podem, muitas vezes, identificar uma falha em potencial que pode ser corrigida antes que ela aconteça.
A manutenção preventiva elétrica possui alto custo-benefício, uma vez que melhora a eficiência do equipamento e reduz as contas de serviços públicos. O sistema de distribuição de energia elétrica não deve ser negligenciado. Um programa de MEP deve ser considerado antes que uma falha em circuitos elétricos ocorra e cause acidentes, além de ser algo muito dispendioso.
Check list de manutenção preventiva industrial
Máquinas industriais falham a menos que as pessoas planejem implementar um programa de manutenção preventiva industrial, tais como limpezas de regulares ou de segurança e inspeções regulamentares. Máquinas costumam dar alertas antecipados quando se aproxima uma falha.
As pessoas responsáveis pela manutenção preventiva industrial costumam usar lubrificação e análise de vibração, ultra-som e outros instrumentos de previsão para detectar padrões que aparecem antes das avarias.
Como esses especialistas aprendem a interpretar os dados, eles também aprendem a antecipar falhas e reparos, via uma manutenção preventiva. Este método de análise é fundamental para departamentos de manutenção de classe mundial.
Operação e manutenção tradicionalmente estão em confronto, pois os primeiros querem ampliar a produção, muitas vezes a qualquer custo sem concordar com paradas de equipamentos para manutenção.
Reparos são vistos como males necessários quando eles pedem para parar as máquinas sem aviso prévio. Em vez disso, um plano de manutenção preventiva eficaz dá uma estrutura para a manutenção corretiva e preditiva, definindo os principais inconvenientes em cenários operacionais diferentes. Em alguns casos, um funcionário da operação é designado como responsável, mas em outros casos, será conduzido pela manutenção.
Muitas vezes é necessário estocar peças e demais suprimentos para que estejam preparados para a manutenção preventiva industrial. Uma metodologia mais eficaz para os trabalhadores de manutenção é armazenar apenas as quantidades adequadas. Cada item deve ser marcado pelo número de identificação das partes, bem como os locais e os centros de custo que os utilizam.